Livre como um pirata! (One Piece)

One Piece WorldNo começo me perguntava ingenuamente… Porque o personagem principal do anime One Piece é um pirata e não um cara da marinha? Esta era a minha visão que ainda carregava paradigmas da educação ocidental, na qual existe a simples dualidade do mundo preto ou branco, certo ou errado e bom ou mal. Com base nessa visão limitada de mundo, é difícil entender e aceitar um herói “fora da lei”.

Contudo, nossa educação na infância não determina totalmente nossa visão de mundo. Podemos continuar aprendendo e sempre ampliando essa visão, mais e mais…

Por isso que One Piece é um de meus animes preferidos, juntamente com Karekano… Pois é um anime extremamente profundo. Além de sua camada superficial de ação, aventura, drama e humor, existe um universo de filosofia de vida, idealismo, vitalidade, buscas, liberdade e sonhos!

Em cada aventura que assistimos de Ruffy (Luffy) e seus companheiros (nakamas) , rimos, nos emocionamos, choramos e nos alegramos e aprendemos algo, que nos toca de maneira profunda e sincera, mesmo não notando de imediato…

Como um pirata em One Piece, você tem total liberdade para ser a si mesmo, não ficando limitado a nenhuma regra da sociedade, sendo livre para lutar pelo que realmente importa. São emocionante os momentos na qual Ruffy ajuda seus amigos a se libertar, seja da sociedade, seja de prisões internas, como medo, culpa ou fantasmas do passado. Correntes pesadas que não permitiam voar… Voar livremente em busca de seu mais estimado sonho pessoal.

Justamente por essa razão, apesar de não ser contra, One Piece contesta o mundo das regras… Por um lado, na Marinha, tão terríveis quanto alguns piratas, alguns conseguem altos cargos por corrupção. Outros marinheiros, mesmo sendo bons, as vezes são obrigados a cumprir a “hierarquia” de comando e fazer ações a contragosto de seus corações… (Oeoeoe… como seria bom se isso somente fosse ficção…)

Por essa razão o personagem principal é um pirata! Livre para seguir seu coração e lutando sempre para ficar forte, não somente fisicamente, mas FORTE de verdade!! Tornando-se um grande homem para suportar as conseqüências de escolher ser livre!!

Ps: Uma grande curiosidade, juntamente com o anime “Azumanga Daioh”, One Piece é um das poucos animes que é totalmente livre de romance e casalzinhos apaixonados… uahahah!

Anúncios

3 Comentários

  1. Lucy said,

    abril 22, 2008 às 12:12 am

    Shira, obrigada pelo comentario. Me emocionou. Lembro do tempo dos concursos que tinhamos na 7a seria? Oh vida boa… e vc como vai a vida?

  2. Flábio said,

    maio 12, 2008 às 9:34 pm

    Olá, desde que achei esse blog, costumo frequentá-lo para ver as suas resenhas SENSACIONAIS de animes. Você tem uma habilidade espetacular para interpretar e fazer analogias, dos pontos fundamentais que o anime retrata, com a nossa mera realidade. Parabéns!
    PS: Coloquei um link do seu blog nos favoritos do meu. Abraço. xD

  3. ayala rhana lemes said,

    dezembro 28, 2008 às 9:29 pm

    eu passei simplesmente para dar uma olhada e acabei curtindo


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: