Ninguém é dono de ninguém! (Nana)

nana

Nana é um anime que me surpreendeu muito, por mostrar de forma tão detalhada e profundo os sentimentos e os relacionamentos humanos…

Amizade, amor, ódio, ressentimento, liberdade, solidão, apego, bondade, fraqueza, egoísmo, compaixão… Todos esses sentimentos que nos ligam as pessoas estão muito bem discutidas nesse anime surpreendente.

A intensidade desse sentimentos é tão forte quanto a trilha sonora de rock pesado, que é tão envolvente e relacionado a historia, que pode agradar até as pessoas que não gostem muito desse gênero.

Nana Oozaki é totalmente oposta a outra protagonista da historia. É uma pessoa que aparenta ser forte e desapegada de tudo que atrapalhe seu grande sonho, ser uma grande cantora.

Em sua busca por seu sonho, ela se separa da pessoa a quem parecia ser seu grande amor com as seguintes pensamentos:

Ninguém é dono de ninguém! Siga seu caminho por seu sonho, que eu vou seguir o meu.”

Por muitos momentos, ela fez suas proprias escolhas, seguiu seu próprio caminho, sem se importar muito em se prender a nada e a ninguém. Ela sempre quis ser livre e não se prender a nada, a não ser seu objetivo final! Por isso ela em muitos momentos parece ser o icone das pessoas que buscam a felicidade pelo desapego total, como ensinados por alguns sábios.

Com esse aparente desapego a ligações, a Nana cria uma imagem cool e poderosa, que não pode ser ferida ou derrubada por nada. Não ter apegos sinceramente dá uma sensação de total e verdadeira liberdade. Sem ter apego, você não sente decepção, não se mágoa, não sente inveja, não sente saudade, não se compara aos outros e nem briga com ninguém.

Com certeza talvez o caminho da verdadeira liberdade, seja o total desapego, contudo será que isso realmente existe? Ou com isso podemos chegar a felicidade que buscamos, já que não sentimos nada negativo?

O anime Nana, ao mesmo tempo que constrói essa imagem sólida da Nana Oozaki, mostra que ela tem rachaduras… Será que ela é tão desapegada assim? Será que ela domina seus sentimentos ou simplesmente se esconde deles? E a questão mais importante de todas… ter a verdadeira liberdade e ser totalmente desapegada realmente é o caminho da felicidade?

Assista o anime e tire suas proprias conclusões…

Anúncios

1 Comentário

  1. Aline said,

    outubro 18, 2010 às 1:23 pm

    Muito bem analisado vejo que você além de ter um bom gosto com animes sabe como expressá-los perfeitamente para que outros possam entender o mesmo!’
    Parabéns…!’ e aí fica a dica assistam NANA pois ele é um dos melhores animes já produzidos pois não fica somente na ficção mostra uma realidade…maravilhosa….!’


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: